segunda-feira, 29 de março de 2010

Escotismo....movimento estagnado!





Precisei copiar....como vou citar a fonte não me considero desonesta....!
Penso tudo isso também a respeito do movimento escoteiro e digo mais, os adultos envolvidos precisam realmente se contagiar por essa magia que a chefe fala no texto dela...eu tenho medo do fim do movimento escoteiro estar próximo....precisamos de gente idônea dentro dos grupos, não adultos que visualizam no escotismo uma forma de auto-promoção social, política ou sei lá pra que fins....precisamos de adultos interessados em conhecer o jovem da atualidade. As regiões escoteiras precisam ser gerenciadas por adultos competentes, adultos que tenham histórias positivas em seus grupos escoteiros...pense comigo...o grupo do fulano é fálido e ele ainda por cima é presidente da região...que resultados teremos?!? Eu ainda acredito no ideal do escotismo...eu ainda sinto as emoções de quando vivia dentro dessa instituição, eu ainda amo muito tudo isso....mas quero renovação...o momento pede, exige que isso aconteça....que tal escrevermos um novo final pra história do escotismo?
Escotismo - Novas perspectivas e idealizações, acompanhando a realidade.

Por Cristina Constâncio
Assistente de Chefia Tropa Escoteira Feminina.
GE Valinhos 252
deixando claro que as opiniões são minhas, não refletindo a opinião do Grupo.

Carissímos amigos Escotistas, considero os dois textos muito bons e com conteudos importantes e veridicos, porem cabe ressaltar como diz o Chefe Guilherme o movimento escoteiros não pode morrer em si mesmo, pois ninguem vive isolado.
O movimento escoteiro ja é sabido e notório, é conhecido no mundo inteiro, mas precisa tambem inovar e acompanhar os acontecimentos que giram e mudam a cada segundo, porque a criança e o jovem acompanha essas mudanças com extrema rapidez e facilidade e se o movimento não acompanhar, ficar fechado em si, chegara o momento que somente os pais irão querer filhos escoteiros, mas os proprios jovens não vão querer ser escoteiros, por ser um movimento ultrapassado e sem graça, temos atividades maravilhosas que devemos continuar a ter, porem não podemos esquecer que o interesse dos jovens é muito amplo, temos o dever de acompanha-los se queremos que eles acompanhem o movimento.
Não devemos perder a essencia, a magia, o encantamento que o movimento escoteiro transmite, mas devemos tambem enxergar outras frentes ( erotização, violência, até as drogas se modernizam (infelizmente) não adiantam fingir que certos fatos não existem), tudo bem que os chefes são voluntários e muitos dizem que esse não é o papel do movimento, mas viver a ilha da fantasia enquanto fatos estão acontecendo é no mínimo descasso.
Creio tambem que o numero de jovens caiu bastante, e devemos perceber que em alguns grupos há bastante jovens no ciclo inicial (lobos), que vai diminuindo gradativamente, e em alguns casos assustadoramente, no ramo escoteiro e quando chega no ramo senior/guia, muitos grupos tem pouquissimos jovens, uns dizem é natural pois eles vão fazer cursos etc..., mas se refletimos sabemos que da para incluir a atividade escoteira tambem, o problema é querer fazer essa inlcusão.
Sou Psicóloga, atuei muitos anos no trabalho com adolescentes e com muitos jovens falar de escotismo era muito dificil, pois muitos tem uma visão do escotismo assistencialista - ajudar ao proximo- e somente isso, temos que mudar essa impressão.
Temos sim que entrar na midia, mostrar a cara e mostrar para que "viemos".
O Movimento Escoteiro ja fala por si, sem ter que fazer muito esforço, somente devemos nos ajustar aos fatos que acontecem no mundo e atrair mais jovens e ai sim futuros lideres para o mundo.
Eu amo o Escotismo, mas tambem necessito dessas mudanças é fundamental, apesar de ser um movimento somente com voluntários, até os chefes tem que acompanhar a rapidez das transformações.
Vamos fazer essa roda girar, assim como o mundo girar.
Vamos mostrar ao mundo a verdadeira utilidade do movimento escoteiro.
Mundo esse que se regesse pelas Leis Escoteiras seria muito melhor, mas se nem os proprios (alguns) escoteiros o fazem, por isso é necessario adequações a nova realidade que esta batendo nas nossas caras.
"Amo muito tudo isso" ( estão vendo como a midia é importante, quanto chavões usamos no dia-a-dia, sabemos que as pessoas usam o "Sempre Alerta" ou "Palavra de Escoteiro", mas com certeza gostariamos que fossem usadas com mais propriedade e conhecimento) .

Sempre Alerta, jamais devemos esquecer esse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário