quinta-feira, 22 de julho de 2010

A importância do trabalho voluntário!

Artigo que eu escrevi pra revista que é divulgada pelo Rotary... tá aí pra vcs em primeira mão...antes mesmo de ser divulgado lá!







E disse Jesus: “Ajudai-vos uns aos outros”, pensando a partir desse “pedido” de Cristo à humanidade devemos considerar que ajudar ao outro é algo bom e necessário. Estamos vivendo em uma sociedade discrepante no que tange a situação econômica, uns tem muito e muitos tem quase nada.
Dentro desse quadro de faltas, surge a ideia do trabalho voluntário, onde eu que tenho um pouquinho mais dou aquele que tem um pouquinho menos, faço a diferença e ajudo a diminuir as dificuldades sociais.
Os voluntários não doam somente o seu tempo e sua generosidade, mas respondem a um impulso humano fundamental: a vontade de colaborar, de ajudar, de dividir alegrias, aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade da vida em comum. Solidariedade, responsabilidade e compaixão são sentimentos essencialmente humanos e virtudes cívicas.
Ao nos preocuparmos com a vida dos outros, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores.
O trabalho voluntário nada mais é do que a prestação de serviço sem a intenção de lucro, ou seja, uma pessoa que se propõe a trabalhar em uma causa sem receber nenhuma remuneração em troca, mas quando falamos em não receber nenhuma remuneração, falamos em não receber dinheiro em espécie, pois o pagamento do trabalho voluntário é maior que qualquer salário, quem hoje se dispõe a ajudar os mais necessitados contribui com seu currículo já que, aumenta pontos com as empresas nos dias atuais quem tem esse item no seu histórico, além de contribuir pra tonar a sociedade mais justa e humana. No final de tudo, quem mais ganha com o trabalho de voluntariado é o próprio voluntário, pois faz amigos, acumula experiências, diverte-se, auxilia e segue a máxima cristã de ajudar ao próximo!



Milena Maia
Psicóloga Clínica.
Rotaractiana do Distrito 4470.
Escoteira há 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário