terça-feira, 30 de março de 2010

Mas porque nascemos Escoteiros?



Naquela tarde, Deus do Céu, estava muito ocupado com seus assuntos de costume; Tinha tido uma reunião estressante com o pessoal do andar de baixo, tentando negociar algumas coisas. Tinha escutado todos os pedidos dos santos, com a sua imensa sacola de promessas; Tinha coordenado com o seu staff de arcanjos, querubins e serafins, milhões de assuntos: guerra, fome, peste, chuva e Sol, e mesmo assim, estava muito ocupado e ainda tinha um bocado de coisa para fazer...
Ai, de uma maneira super temerosa e discreta, se aproximou do Senhor dois anjinhos e muito preocupados, pediram licença para conversar com o Senhor...
“Ah! Senhor meu Deus! Nós estamos aqui para pedir-te que faças algo para os humanos lá do planeta Terra, porque há fome e miséria por todos os lados e tanta coisa ruim. Enfim, Senhor! Estamos aqui para pedir-te que faças algo! Pois é Senhor! Interrompeu o outro – Eu me entristeço muito quando vejo o que acontece, quando decides mandar alguém para viver lá na Terra; Te esmeras ao máximo para dar-lhe todas as qualidades para ser um triunfador, alguém bem sucedido, amigo de todos e respeitador das tuas santas leis divinas e olha o que aparece lá em baixo – narcotraficantes, ladrões, assassinos, seres medíocres, que na sua maioria só querem levar vantagem, sem levar em conta os teus ensinamentos e ferir os seus semelhantes. ..
Ai o Senhor, sem dizer nada, pegou um pouco de barro e exatamente como naquela primeira vez em que fez o ser humano, começou a dar-lhe a forma humana e foi dando-lhe todas as qualidades para fazê-lo um ser humano excelente! Esmerou se ao máximo na sua obra e quando terminou, disse com ternura paternal:
- “Ah”! Meu filho querido! Criei-te não só a minha imagem e semelhança, como és fruto do meu imenso amor que sinto pelos homens.....Tenho muita pena de não poder estar em todos os lugares e tenho a certeza de que não irás falhar! Serás assim a luz do meu imenso amor! Vais fazer a diferença que eu preciso que aconteça, terás a oportunidade de deixar esse mundo melhor que encontraste. Meu filho! Serás um Escoteiro!
Para te ajudar, vou te dar duas ferramentas preciosas! A Lei e a Promessa!
Vais ter a oportunidade de conviver com a natureza, terás irmãos pelo Mundo todo e não farás distinção de raça, credo ou religião e lançar-te-ás na maravilhosa conquista do que parece inalcançável para a maioria dos seres humanos..... .O AMOR!
E sei que farás o melhor possível para estar sempre alerta para servir!
Vai! Não esqueças que com teu ideal podes mudar o Mundo!



André Luiz Assi - Karakú
Chefe Assistente da Tropa Escoteira Mafeking - G.E. Cabo Kennedy - 109º/SP
Estudante FMVZ-USP - Turma 71

segunda-feira, 29 de março de 2010

Escotismo....movimento estagnado!





Precisei copiar....como vou citar a fonte não me considero desonesta....!
Penso tudo isso também a respeito do movimento escoteiro e digo mais, os adultos envolvidos precisam realmente se contagiar por essa magia que a chefe fala no texto dela...eu tenho medo do fim do movimento escoteiro estar próximo....precisamos de gente idônea dentro dos grupos, não adultos que visualizam no escotismo uma forma de auto-promoção social, política ou sei lá pra que fins....precisamos de adultos interessados em conhecer o jovem da atualidade. As regiões escoteiras precisam ser gerenciadas por adultos competentes, adultos que tenham histórias positivas em seus grupos escoteiros...pense comigo...o grupo do fulano é fálido e ele ainda por cima é presidente da região...que resultados teremos?!? Eu ainda acredito no ideal do escotismo...eu ainda sinto as emoções de quando vivia dentro dessa instituição, eu ainda amo muito tudo isso....mas quero renovação...o momento pede, exige que isso aconteça....que tal escrevermos um novo final pra história do escotismo?
Escotismo - Novas perspectivas e idealizações, acompanhando a realidade.

Por Cristina Constâncio
Assistente de Chefia Tropa Escoteira Feminina.
GE Valinhos 252
deixando claro que as opiniões são minhas, não refletindo a opinião do Grupo.

Carissímos amigos Escotistas, considero os dois textos muito bons e com conteudos importantes e veridicos, porem cabe ressaltar como diz o Chefe Guilherme o movimento escoteiros não pode morrer em si mesmo, pois ninguem vive isolado.
O movimento escoteiro ja é sabido e notório, é conhecido no mundo inteiro, mas precisa tambem inovar e acompanhar os acontecimentos que giram e mudam a cada segundo, porque a criança e o jovem acompanha essas mudanças com extrema rapidez e facilidade e se o movimento não acompanhar, ficar fechado em si, chegara o momento que somente os pais irão querer filhos escoteiros, mas os proprios jovens não vão querer ser escoteiros, por ser um movimento ultrapassado e sem graça, temos atividades maravilhosas que devemos continuar a ter, porem não podemos esquecer que o interesse dos jovens é muito amplo, temos o dever de acompanha-los se queremos que eles acompanhem o movimento.
Não devemos perder a essencia, a magia, o encantamento que o movimento escoteiro transmite, mas devemos tambem enxergar outras frentes ( erotização, violência, até as drogas se modernizam (infelizmente) não adiantam fingir que certos fatos não existem), tudo bem que os chefes são voluntários e muitos dizem que esse não é o papel do movimento, mas viver a ilha da fantasia enquanto fatos estão acontecendo é no mínimo descasso.
Creio tambem que o numero de jovens caiu bastante, e devemos perceber que em alguns grupos há bastante jovens no ciclo inicial (lobos), que vai diminuindo gradativamente, e em alguns casos assustadoramente, no ramo escoteiro e quando chega no ramo senior/guia, muitos grupos tem pouquissimos jovens, uns dizem é natural pois eles vão fazer cursos etc..., mas se refletimos sabemos que da para incluir a atividade escoteira tambem, o problema é querer fazer essa inlcusão.
Sou Psicóloga, atuei muitos anos no trabalho com adolescentes e com muitos jovens falar de escotismo era muito dificil, pois muitos tem uma visão do escotismo assistencialista - ajudar ao proximo- e somente isso, temos que mudar essa impressão.
Temos sim que entrar na midia, mostrar a cara e mostrar para que "viemos".
O Movimento Escoteiro ja fala por si, sem ter que fazer muito esforço, somente devemos nos ajustar aos fatos que acontecem no mundo e atrair mais jovens e ai sim futuros lideres para o mundo.
Eu amo o Escotismo, mas tambem necessito dessas mudanças é fundamental, apesar de ser um movimento somente com voluntários, até os chefes tem que acompanhar a rapidez das transformações.
Vamos fazer essa roda girar, assim como o mundo girar.
Vamos mostrar ao mundo a verdadeira utilidade do movimento escoteiro.
Mundo esse que se regesse pelas Leis Escoteiras seria muito melhor, mas se nem os proprios (alguns) escoteiros o fazem, por isso é necessario adequações a nova realidade que esta batendo nas nossas caras.
"Amo muito tudo isso" ( estão vendo como a midia é importante, quanto chavões usamos no dia-a-dia, sabemos que as pessoas usam o "Sempre Alerta" ou "Palavra de Escoteiro", mas com certeza gostariamos que fossem usadas com mais propriedade e conhecimento) .

Sempre Alerta, jamais devemos esquecer esse tema.

:S




"Dá vontade de mandar meia dúzia de gente tomar no cu e correr pra casa chorando, se trancar no quarto pra tomar um toddy e jogar playstation até ficar vesga. Isso de escolher uma cara pra vestir hoje fode com tudo. Sempre. É, eu confesso que não é exatamente a realidade que eu esperava encontrar. Talvez isso mude. Talvez você entre na minha vida sem tocar a campainha e me sequestre de uma vez.
Talvez você pule esses tres ou quatro muros que nos separam e segure a minha mão, assim, ofegante, pra nunca mais soltar.Talvez você ainda possa pular no rio e me salvar. Ou talvez eu só precise de férias, um porre e um novo amor. Porque no fundo eu sei que a realidade que eu sonhava afundou num copo de cachaça e virou utopia".
[ Tati Bernardi]

(...)Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe; Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar!
Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia,”foda-se, mande pro inferno, esquece!”, vocês não podem “ser amigos”. Um amigo não destrataria outro amigo.
Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar muito, faça um escândalo.
Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro.
Nunca o deixe sentir que ele é mais importante que você… mesmo se ele tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.
Nunca pegue o homem de alguém emprestado. Se ele traiu alguém com você, ele te trairá.
O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas!
Se ele ficou atraído por você à primeira vista, saiba que ele não foi o único. Todos eles estão te olhando, então você tem várias opções, faça a escolha certa!(...)
(Oprah Winfrey)

Se quer saber,nunca é tarde demais para ser quem você quer ser.Não há limite de tempo, comece quando você quiser.Você pode mudar ou ficar onde está.Não há regras para esse tipo de coisa.Você pode encarar a vida de forma positiva ou negativa.Espero que encare de forma positiva.Espero que veja coisas que surpreendam você.Espero que sinta coisas que nunca sentiu antes.Espero que conheça pessoas com pontos de vista diferentes.Espero que tenha uma vida da qual você se orgulhe.E se descobrir que não tem,espero que tenha forças para começar novamente."
[do filme: O Curioso Caso de Benjamin Button]

Fênix...........!

Eu queria me esquecer das convenções sociais por apenas algumas horas....queria dizer à algumas pessoas o quanto elas são insuportáveis.....o quanto eu desejo que a vida de logo uma lição nelas por serem tão más e invejosas....queria poder faltar no trabalho só pra ficar comendo brigadeiro em casa e assistindo a sessão da tarde!....Queria ligar pra ele e dizer que ele não tinha o direito de entrar em minha vida e de repente desaparecer e aparecer só quando ele tiver vontade!......Queria ligar pra aquele outro....que tá lá atrás num pedacinho tão especial da minha história e dizer : olha você foi importante.....foi especial...porque desistiu?.......Queria correr pra casa da minha mãe e chorar em cima da cama dela como eu fazia na adolescência e ao final de todo o meu choro ela sempre vinha me ouvir e me dar conselhos....Queria poder discutir com o destino que me põe em cada caminho.....como me colocar diante de um homem lindo, inteligente, estabilizado e ......casado! Conversamos, filosofamos, rimos e sem que ninguém em volta pudesse perceber, apenas nós dois, em olhares dizemos: pena nossos caminhos não terem se cruzado antes....! E agora a vida segue....vai ficar a lembranças das conversas, das risadas, dos olhares....do que não pôde ser vivido....! Tô cansada de fazer tudo certinho....de entender a todo mundo....não vou mais....não quero mais....não quero mais ter que aturar amigo falso....não vou mais atender as ligações dele que são sempre quando briga com a fulana de tal e quer desabafar....vai desabafar com uma psicóloga, dentro de um consultório.....chega de me usar.....não vou mais aturar professor que não se preparar...que tá na profissão só pelo dinheiro.....vou ser grossa...antipática....antiquadra....vou defender com unhas e dentes aquilo que eu acredito que é a inclusão dos alunos especiais..... eu não quero mais me calar pras injustiças...não quero mais calar meus sentimentos....se me magoou vai levar na mesma moeda..... Essa coisa bonita de dar sem receber funciona muito bem em rezas, histórias de santos e demais evoluídos do planeta. Mas eu não moro em igreja, não sou santa, não evoluí até esse ponto e só vou te dar se você me der também!........agora deu....de hoje em diante um novo ser vai surgir.....um ser que com certeza terá menos sofrimentos!

“Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!”

"Que minha vontade de fugir se transforme em força para ficar."