terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Escotismo!





E o movimento escoteiro volta a fazer parte da minha vida......volta a me encantar e também a me preocupar....relendo um texto que escrevi há um tempo sobre a ida de chefes para o Grande Acampamento me ví envolta em saudosismos, saudades, novas vontades, novas esperanças.....e ainda muitas dúvidas....o texto escrito há tempos e guardado em uma pasta antiga é o seguinte:

Sempre que algum chefe vai para o Grande Acampamento eu sinto um enorme pesar, mas também paro pra refletir sobre minha atuação como escotista....fico pensando se tenho "marcado" de forma positiva os membros juvenis que tenho ajudado a formar. Digo isso porque nossos chefes que infelizmente tiveram que partir como o Chefe Mario de Almeida, Luiz (com z de zorro como ele mesmo dizia!) Carlos, o Grande Baloo Edson e tantos outros como o Chefe Mario Dilson, deixaram marcas inesquecíveis em cada escoteiro que acampou com eles, que participou de simples reuniões na sede ou mesmo quem teve um curto encontro em algum evento regional. "Temos muito ainda por fazer, e até lá vamos viver!" Precisamos por esses chefes tão queridos fazer o escotismo no MS voltar a crescer, precisamos fazer mais meninos escutar a história de Caio Viana Martins, precisamos "marcar" mais pessoas....temos vivido demais de passado na nossa Região, temos pronunciado demais a frase "no meu tempo".....vamos fazer um novo tempo, vamos construir novas histórias, novas lembranças......e assim transformar mais jovens em melhores cidadãos!
"Pois o Senhor que nos protege, nos vai abençoar, e um dia certamente VAI DE NOVO NOS JUNTAR!"
SAPS!
Milena Maia

...pois é, o no "meu tempo" impera por essas bandas.....e esse tempo que não volta mais, impede que um tempo novo seja construído....e assim nossa história vai ficando perdida...pelo avesso....sem final feliz!
É preciso sacudir as estruturas, desarrumar a casa para colocar coisas novas e em outros lugares.....é preciso sangue novo....novo mesmo...de gente que tem vontade e ousadia....de gente que caminha e canta "a fé nos guia, coragem temos...." de gente que não tem medo de dar a cara pra bater....de gente que foi "picada" pelo bichinho do escotismo e não consegue ficar longe dele!
Já dizia o poeta: "Uma coisa é certa: ficar sentado se sentindo infeliz não vai mudar nada."ou como diria uma pessoa muito especial pra mim: se você continuar fazendo as mesmas coisas terá sempre os mesmos resultados....estamos há anos vivendo um escotismo de decadência e de não acertos....precisamos mudar as estratégias, precisamos mudar a forma....precisamos MUDAR...a nós mesmo neste caso!
Eu decido ser diferente.....eu quero ser diferente....eu preciso ser diferente....todos do escotismo precisam....porque afinal está no nome: movimento!!!
SAPS!

2 comentários:

  1. Milena...

    Quero tanto que essa tua vontade de mudança, não seja apenas uma voz que clama ao léu, porém que se transforme em eco nesses vales de egoísmo e prepotência, e que ecoe cada vez mais forte, até a mudança ocorrer e outras vozes fazerem coro contigo, e com isso mostrar que o Movimento Escoteiro é dinâmico e é capaz de se reerguer dos escombros, e mostrar o que tem de mais belo, a proposta educacional contida nos princípios para os jovens. Vou te ajudar!!! Pode acreditar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitas lembranças mesmo... muitas histórias e estórias também... muita panela queimada, tirada de guarda etc e tal... quantas lembranças...Guto

    ResponderExcluir